Summary: | O pensamento perspectivista de Foucault – genealógico e cartográfico – oferecepossibilidades de fazer emergir meios de problematizar, pela Didática Magna, os modos deconhecer, conduzir e governar a vida infantil – a infantilização da infância, a pedagogização dainfância – e os modos de ensinar os escolares na sociedade atual, inclusive a ser aquilo que são.Trata-se então de trabalhar em um procedimento analítico que permitiu ver o que há pordetrás de cada máscara que produz o infantil da educação e as práticas de ensino das escolas.O problema explorado, e aqui apresentado, é o texto da arte de ensinar, aquele discursoeducacional do texto científico-didático de Comenius que, forjado em relações de poder, queralguma coisa, produz algo, faz algo passar, algo acontecer: faz circular no Ocidente uma formade ver e dizer a criança e o escolar e um modo de governá-los. Um discurso que, em suaprodutividade, cria aquilo que é dado a pensar em um determinado tempo e espaço, fazendochegar até nós, governando os modos de significação, capturando os devires e instaurandoformas identitárias de ser aquilo que é. Será esse o modo de fazer e de agir de um dispositivodidático?Os movimentos de pesquisa de inspiração foucaultiana acabam por transformar o discursoeducacional em uma questão para o próprio pensamento educacional, em um problema, em umaIdeia e a Ideia deste trabalho situa-se nos entornos dos feitos e efeitos do discurso educacionale se expressa em uma pergunta: O que pode um dispositivo didático? Daí a opção deste trabalhopor tomar o arquivo como manobra de pesquisa, constituído a partir de alguns enunciados daDidática Magna (e de outras obras de Comenius como A escola da infância, de 1632, e O labirintodo mundo e o paraíso do coração, de 1623), que parecem ainda produzir efeitos em nossos dias,que põem em circulação, em funcionamento, aquilo que passa por infância da educação, qualseja, uma moral estruturante da educação escolar como uma política geral da verdade. Perguntarsobre como se consagraram e se tornaram verdadeiros certos conhecimentos sobre didática,parece ser um modo genealógico de buscar como a educação escolar se tornou aquilo que é.
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